PT
BR
Pesquisar
Definições



et par droit de conquête et par droit de naissance

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
et par droit de conquête et par droit de naissanceet par droit de conquête et par droit de naissance


locução

Verso de Voltaire alusivo a Henrique IV que, devendo suceder legitimamente no trono de França, teve de conquistar o seu reino à ponta da espada.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "não só por direito de conquista como por direito de nascimento".
Fonte: Voltaire, Henríade, canto I.

Auxiliares de tradução

Traduzir "et par droit de conquête et par droit de naissance" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.